Experimentando o conhecimento!

COENZIMA Q10 TEM POTENCIAL PARA TRATAR CÂNCER NO FÍGADO

01/02/2017 18:14



    A coenzima Q10 (CoQ10), também chamada de ubiquinona, é uma substância, produzida pelo nosso organismo, com poder antioxidante e anti-inflamatório. Envelhecimento, maus hábitos alimentares, estresse e infecções afetam a nossa capacidade de fornecer quantidades adequadas de CoQ10. Ela é muito conhecida por seu uso tópico, ou seja, é utilizada na formulação de cremes para rugas e linhas de expressão e, por isso, é mais popular entre as mulheres: eu mesma a conhecia por sua utilização em cremes anti-idade. E foi por isso que resolvi escrever este texto, quando li, em uma revista científica, um artigo recente sobre sua utilização no tratamento de câncer no fígado. Além de ser largamente usada para aplicação tópica, existem estudos revelando seu potencial para tratamento de diversas doenças, dentre elas alguns tipos de miopatias (doenças estruturais ou funcionais dos músculos),  enxaqueca, diabetes, Mal de Parkinson e infertilizade masculina.

    Em um artigo da revista Environmental Toxicology and Pharmacology, de dezembro de 2012, os pesquisadores mostram que a administração intraperitoneal de CoQ10 foi capaz de reduzir os níveis de algumas substâncias relacionadas ao tipo de câncer estudado, o carcinoma hepatocelular, além de reduzir os danos ocasionados pela doença aos tecidos do fígado. Os autores atribuem os resultados positivos aos efeitos antioxidante e anti-inflamatório da CoQ10.

    É importante lembrar que existem diversos tipos de câncer e o estudo trata somente do carcinoma hepatocelular, e que tais resultados são preliminares, portanto, são necessários muitos ensaios para que a substância possa ser usada para seu tratamento.

Referências

CASO, G., KELLY, P., MCNURLAN, M.A. & LAWSON, W.E. effect of Coenzyme Q10 on myopathic symptoms in patients treated with statins. Am J Cardiol, v.99, p1409-1412. 2007.

FOUAD, A.A., AL-MULHIM, A.S. & JRESAT, I. Therapeutic effect of coenzyme Q10 against experimentally-induced hepatocellular carcinoma in rats. Environmental Toxicology and Pharmacology, v.35, p100-108. 2012.


OLIVEIRA, C.I.A. Aspectos farmacológicos da Coenzima Q10. Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2012.
 

Voltar

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.