Experimentando o conhecimento!

Cores Dançarinas

13/04/2017 00:00

Este experimento vai ajudá-lo a entender o que é tensão superficial e irá falar um pouco sobre o que há no leite integral!

Materiais necesários: 1 prato fundo, um pouco de leite integral, corante de alimentos (várias cores), palito de dentes, de unhas ou outro similar e detergente.

Como fazer: coloque um pouco do leite no prato fundo e aguarde um pouco. Pingue algumas gotas dos corantes de alimentos (das cores e na ordem que quiser) e em seguida coloque uma pequena gota de detergente no palito. Toque o leite com o palito com detergente e observe o que acontece!

O que acontece?: O corante começa a se mover quando colocamos o palito com detergente no leite! Você pode ver no vídeo no final desta página um pouco do que acontece!

As moléculas da água formam um tipo de "película" superficial graças a um tipo de ligação química, as pontes de hidrogênio: essa película é a chamada tensão superficial. O detergente é capaz de romper estas ligações e quebrar a tensão superficial da água.
Mas, tente fazer o mesmo que fizemos com o leite usando só água: o resultado será totalmente diferente! Porque há outro fator que faz com que vejamos essa "dança de cores" no leite. Vejamos: substâncias polares dissolvem-se melhor em substâncias polares e apolares dissolvem-se melhor em substâncias apolares. É por isso que água e óleo não se misturam: a água é polar e o óleo é apolar. Porém, se colocarmos água, óleo e detergente juntos conseguimos uma mistura! O detergente é capaz de reagir com o água e também com o óleo. Ora!, o leite é feito de  substâncias polares (água) e não-polares (gorduras ou lipídeos), portanto, a movimentação que vemos nas cores é a interação das gorduras e da água do leite com o detergente!

Color Changing Milk

O vídeo abaixo mostra como fazer e resultado da exeriência!!!!

 

 

 

Fonte: Color Changing Milk

 

Tem uma dúvida? Envie sua pergunta!

 

Gostou? Curta e compartilhe!!!

Voltar

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.