Experimentando o conhecimento!

Evolução da célula eucarionte

04/04/2020 08:00

Evolução da célula eucarionte

   Por Camila Ranzatto Dogo

      Existem dois principais tipos de célula: procarionte e eucarionte, sendo que o segundo tipo é mais complexo do que o primeiro. Acredita-se, inclusive, que a célula eucarionte teria tido origem a partir de células procariontes primitivas.

    Há duas teorias aceitas atualmente para explicar a evolução da célula eucarionte: a primeira, chamada de "Teoria da Invaginação de Membrana" afirma que o núcleo e as organelas membranosas, presentes apenas nas células eucariontes, teriam tido origem a partir da própria membrana plasmática de uma célula procarionte primitiva. A invaginação da membrana é o dobramento da membrana plasmática, que dessa forma entra na própria célula e acaba confinando o material genético dentro de um compartimento, chamado agora de núcleo. As demais organelas membranosas teriam se originado da mesma maneira. A principal evidência para suportar tal teoria é que as composições química e estrutural de tais membranas são extremamente parecidas com a da membrana plasmática, o que sugere que teriam a mesma origem. 

    A segunda teoria, chamada de "Teoria endossimbiótica" explica o surgimento de duas organelas: as mitocôndrias e os cloroplastos. De acordo com essa teoria, as duas organelas teriam sido seres procariontes primitivos que anteriormente serviam de alimento para um eucarionte, também primitivo. Entretanto, num dado momento, ao invés de digerir os seres procariontes que fagocitava, o eucarionte estabeleceu uma relação de simbiose positiva com eles, ou seja, passaram a "trocar favores". O eucarionte fornecia abrigo e proteção, enquanto o procarionte fazia respiração aeróbia, fornecendo muito mais energia do que o eucarionte seria capaz de produzir sozinho, por fermentação - assim teria surgido a mitocôndria, organela que todo eucarionte deve ter, e que possui justamente a função de produzir energia para a célula. Outro procarionte, "verdinho" (muito parecido com as cianobactérias), fazia fotossíntese e, da mesma forma que o outro, obtinha abrigo e proteção e, em troca, oferecia "alimento" (carboidratos) para o eucarionte - assim teria surgido o cloroplasto, organela presente em plantas e macroalgas, por exemplo, e reponsável pela fotossíntese nesses seres. 

Para entender melhor as duas teorias, assista aos vídeos abaixo:

 

Tem uma dúvida? Envie sua pergunta!

 

Fonte: JUNQUEIRA, L.C.; CARNEIRO, José. Biologia celular e molecular. Guanabara Koogan, 2012.


 

Voltar

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.