Experimentando o conhecimento!

Extração de DNA de morangos

06/11/2017 17:18

 

Por Camila Ranzatto Dogo

    O ácido desoxirribonucléico (DNA ou ADN) é uma molécula presente nas células de todos os seres vivos, desde as mais simples bactérias até as nossas células; até mesmo os vírus, que não possuem células, têm DNA. Essa molécula carrega todas as informações genéticas e é muito importante pois, junto com as interações com o ambiente, ditam as características de cada um de nós.

    O DNA tem forma de dupla-hélice, como na foto acima, porém, nesse experimento, não conseguimos enxergá-la dessa forma, uma vez que essa estrutura não é visível a olho nu.

    Para o experimento, você precisará de:

    Procedimentos:

  1. Coloque os morangos, sem as sépalas (folhas verdes) no saco plástico e amasse-os;
  2. Adicione algumas gotas de detergente e uma pitada de sal e, depois, amasse os morangos mais um pouco;
  3. Adicione água, mexa e filtre o "suco" com ajuda de uma peneira ou com a gaze presa ao copo com o elástico (descarte a gaze com os restos dos morangos;
  4. Cuidadosamente, incline o copo, adicione o álcool líquido (70% ou mais) e aguarde, observando o que acontece.

    Depois de alguns minutos, será possível ver a formação de uma "nata" branca, entre o álcool e o "suco" de morango. Com o palito, pegue e sinta sua textura: é o DNA!!!!

    O vídeo abaixo mostra os procedimentos e o resultado.

    Mas, o que acontece? Por que é preciso amassar os morangos e colocar detergente, sal, álcool..?

    Como dito antes, o DNA está no núcleo da célula. Então, para retirá-lo de lá, é preciso quebrar as células e seus núcleos, como quebrar um ovo para retirar a gema, e é o que fazemos quando amassamos os morangos e colocamos o detergente: quebramos suas células para liberar o DNA do núcleo. Porém, a célula tem muito mais do que só DNA e, para separá-lo do restante das substâncias da célula, usamos o sal e o álcool: o sal libera íons que, junto com o álcool, fazem a separação do DNA, que aparecerá na interface entre o álcool e a mistura aquosa.

 

Tem uma dúvida? Envie sua pergunta

 

Gostou? Curta e compartilhe!!!

Fonte: Centro de Estudos do Genoma Humano

Voltar

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.