Experimentando o conhecimento!

Minimotor

04/09/2013 12:19

Neste experimento, é possível observar o princípio do funcionamento de um motor como o de um ventilador ou liquidificador, por exemplo.

Passo-a-passo

Materiais necessários: 1 pilha D, 1 elástico, 2 clipes de papel (de metal), imãs (dê preferência aos de neodímio), fio de cobre esmaltado n. 26 (conforme figura abaixo) e, lixa de unhas e se necessário, fita isolante.
Obs.: você pode comprar o fio de cobre em lojas de materiais elétricos.



1ª Etapa:

Com o fio de cobre, dê aproximadamente 5 voltas na pilha, deixando cerca de 5 centímetros em cada ponta. Após dar as voltas, retire-o da pilha e fixe suas pontas, uma em cada lado da bobina. Com a lixa, retire o esmalte que cobre as pontas do fio, conforme as figuras abaixo.



2ª Etapa:

Molde os clipes de papel, para que fiquem conforme a figura.



3ª Etapa:

Enrole o elástico na pilha, no sentido dos pólos.
Após enrolar o elástico, fixe os clipes de papel, um em cada pólo da pilha, de forma que a parte em "U" dos clipes fiquem livres. Caso os clipes não fiquem bem fixados, pode-se usar a fita isolante para mantê-los parados.



4ª Etapa:

Coloque o imã em cima da pilha, entre os clipes de papel. Em seguida, coloque a bobina apoiando-a nos clipes e veja o motor girar!

Veja o motor funcionando!


Como o motor funciona?

O que ocorre é que, quando a corrente elétrica, gerada pela pilha, passa pelo fio de cobre, cria-se um campo magnético próximo ao fio. Quando o campo magnético do ímã interage com o campo magnético do fio, a bobina se move; os motores elétricos se baseiam neste princípio!!
 


Glossário

Bobina: Espiral de fio isolado, enrolado em um carretel ou outra estrutura, comumente para efeitos eletromagnéticos; enrolamento que produz um campo magnético de grande intensidade, usado em motores, geradores etc..
Campo magnético: porção do espaço em que um ímã ou sistema magnético exerce a sua ação.
Neodímio: Elemento metálico cujo símbolo é "Nd", número atômico 60, massa atômica 144,27.


Referências
Dicionário de português on line. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br.
SMOLE, K.C.S & DINIZ, M.I.S.V. Livro do Professor - Parte Geral. Brasília: Cisbrasil - CIB, 2013. 24 p.

Voltar

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.