Experimentando o conhecimento!

O que acontece se o bebê defecar dentro da barriga da mãe?

26/04/2017 22:30

Por Camila Ranzatto Dogo

 

    O bebê, ou, nomeando corretamente, o feto, é capaz de produzir urina a partir da 16° semana de gravidez e de produzir "fezes" a partir da 25° semana. Na verdade não é preciso ficar com nojo, pois a urina do bebê é formada basicamente de água, e o que chamo de "fezes" é, na verdade, o mecônio, uma mistura escura que é produzida para que as paredes do intestino do feto não colem por dentro. Ele não poderia produzir fezes propriamente ditas, uma vez que não se alimenta e obtém os nutrientes a partir do cordão umbilical. 
    O mecônio é um um líquido viscoso e esverdeado, composto por secreções gastrointestinais, restos celulares, sucos gástrico e pancreático, muco e sangue, e é composto de cerca de 72 a 80% de água, mucopolissacarídeos e, em menor quantidade, proteínas e lipídios.
    Não é comum o feto defecar na barriga da mãe, isso acontece especialmente em duas situações: a primeira indica maturidade fetal, quando ele já está formado e que seu aparelho gastrointestinal está funcionando; a segunda indica que o feto pode estar sofrendo, em situações de hipóxia (falta de oxigênio). O problema dessas situações é que o feto pode aspirar o mecônio em seus primeiros movimentos respiratórios e acarretar em problemas, como a Síndrome da Aspiração do Mecônio (SAM), que pode ocasionar uma pneumonia ou até a morte.

Fontes:
Mundo estranho mundoestranho.abril.com.br/saude/para-onde-vao-o-xixi-e-o-coco-do-bebe-na-barriga-da-mae/

 

Tem uma dúvida? Envie sua pergunta

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.