Experimentando o conhecimento!

O que é diabetes?

01/03/2017 16:34

   

    A glicose (um tipo de açúcar) é usada pelas células do corpo para obter energia, e depende do hormônio insulina para entrar nas células. O Diabetes é o aumento da glicose no sangue, quando esta não é bem utilizada pelo organismo. É também chamada de hipoglicemia.
    Há alguns tipos de diabetes, sendo os mais conhecidos o Tipo 1 e o Tipo 2. O diabetes tipo 1 (conhecido como diabetes insulinodependente ou infanto-juvenil) é mais comum em crianças, mas pode ocorrer em qualquer idade. Neste tipo de diabetes é preciso aplicar injeções diárias de insulina, podendo haver risco de morte caso as doses não sejam aplicadas.
    O diabetes tipo 2 (tamcém chamado de diabetes do adulto) ocorre, geralmente, após os 40 anos e em pessoas acima do peso, no entanto, sua incidência em jovens têm aumentado. Maus hábitos alimentares e sedentarismo podem favorecer o desenvolvimento da
doença. Neste caso, há a insulina, mas sua ação é dificultada, ou seja, há a resistência insulínica.
    Para saber se é diabético, basta realizar exames de sangue regularmente. O exame feito com as "fitinhas" geralmente é útil, mas
não concreto. Caso esse exame indique índice maior que o normal, deve-se fazer o exame mais específico, em laboratório.
Normalmente, quando detectado o aumento da glicose no sangue, o médico solicita ainda um exame mais rigoroso, chamado de curva glicêmica.

    Fique atento aos sinais abaixo, são indícios da doença:

- Cansaço e sonolência;

- Sede excessiva;

- Urinar com muita frequência;

- Aumento de apetite e rápida perda de peso, apesar do apetite.

 

Referência: https://www.diabetes.org.br

Voltar

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.