Experimentando o conhecimento!

Problemas no fígado

30/03/2017 18:31

Problemas no Fígado

    O fígado é um órgão pouco lembrado, ou, nos casos em que lembram-se dele, leva a culpa por problemas resultantes de vários excessos, como quando se ingere álcool ou alimentos gordurosos demais.

    Ele é a maior glândula do corpo e é responsável por diversas funções: é o órgão 1001 utilidades!!! Entre as funções do fígado, posso citar a produção e secreção da bile, metabolismo energético e de carboidratos, metabolismo lipídico, armazenamento de substâncias, desintoxicação do organismo (livra o corpo de substâncias tóxicas) e a produção de proteínas (como fatores de coagulação do sangue).

        Entre as principais doenças do fígado, destaco:

- Cirrose: doença crônica e progressiva, em geral, causada por alcoolismo ou infecções virais

- Hepatites: inflamação, aguda ou crônica, do fígado, causada por infecções virais, bacterianas ou parasitárias ou, ainda, causada por substâncias, como álcool ou drogas em geral

- Câncer no fígado

- Esteatose: acúmulo de colesterol ou triglicérides

 

    Apesar de ser tão importante, não é muito lembrado, como falei antes, inclusive quando tem problemas. Acontece que, muitas vezes, quando está doente, não apresenta sintomas. Por isso, é preciso ficar atento e cuidar da alimentação e não exagerar na ingestão de bebidas alcoólicas e outras substâncias, pois existem situações que podem favorecer o surgimento de doenças hepáticas (doenças do fígado), como abuso de álcool, diabetes, obesidade, níveis altos de triglicérides no sangue, ingestão contínua de remédios, uso de drogas, fazer tatuagens e piercings com agulhas infectadas, usar artigos de manicure infectados, ter relações sexuais sem proteção, etc.

Fontes:

https://biosom.com.br/blog/saude/causas-sintomas-de-problemas-no-figado/

https://www.doencasdofigado.com.br/fisiologia%20hepatica.pdf

https://ftp.medicina.ufmg.br/omenu/materiais/intervencoes/doencas_do_figado_11072014.pdf

https://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=cirrose

 

 

 

 

 

 

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.