Experimentando o conhecimento!

Usando beterraba para medir o pH

15/08/2013 16:21

    pH (potencial hidrogeniônico) é uma escala logarítmica que mede o grau de acidez e alcalinidade de substâncias. A escala vai de 0 a 14, sendo que o pH 7 representa um meio neutro. Soluções com pH abaixo de 7 são ditas ácidas e soluções com pH acima de 7 são soluções alcalinas. Em nosso corpo, o pH influencia na atividade de enzimas, nas características da membrana celular e na regulação de funções celulares, por exemplo, e no ambiente, a chuva-ácida pode ser um problema pois pode degradar monumentos, alterar nutrientes do solo, agredir florestas e a vida aquática.

    É possível medir o pH utilizando equipamento específico ou indicadores, fitas e soluções, que que mudam de cor com leves alterações de pH (azul de bromotimol, fenolftaleína, etc.). Nas escolas é muito comum a utilização de repolho-roxo para produzir solução indicadora de pH e facilitar a compreensão do conceito por parte dos alunos.

    Neste experimento é possível mostrar que o extrato da beterraba também pode ser usado como indicador de pH, com igual eficiência! Veja abaixo os passos da experiência:

  1. Materiais necessários: álcool comercial, meia beterraba, frascos de vidro ou plástico (como de maionese, por exemplo), soluções com pH conhecido (vinagre, suco de limão, suco de laranja, soda cáustica, etc.) e conta-gotas;
  2. Procedimentos e resultados:
  • Preparação do extrato de beterraba - picar a beterraba e, num dos frascos, adicionar o álcool até cobrí-la totalmente. Aguardar 24 horas e, após esse período, separar o extrato da beterraba (que pode ser descartada no lixo comum). Caso o extrato fique muito escuro, será preciso deixar aguardar por menos tempo;

  •  
  • Utilização do extrato: em frascos transparentes, adicionar, com conta-gotas, o extrato de beterraba e a solução a ser testada. Veja abaixo o resultado da mudança de cor do extrato com soda cáustica (pH alcalino) e com suco de laranja (pH ácido).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É possível realizar o experimento também com outros vegetais, como repolho roxo, blueberry, amora, jaboticaba, pétalas de rosas vermelhas, etc. Abaixo, os resultados obtidos com o extrato de repolho roxo, produzido seguindo os passos descritos acima, substituindo a beterraba pelo repolho.

 

https://www.significados.com.br/ph/

https://www.uff.br/gcm/GCM/atividades1/GCM-atividade%20V.htm

https://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-chuva-acida

https://pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=999&OUTROS+INDICADORES+NATURAIS+DE+PH#top

Voltar

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.