Experimentando o conhecimento!

Você consegue esvaziar ou encher um ovo, sem quebrá-lo?

06/01/2014 18:16

 

É possível colocar água dentro de um ovo ou retirar seu conteúdo, sem quebrá-lo? Pois existe um jeito! É o que vamos fazer neste experimento!

Material necessário: vinagre, dois ovos, dois copos (nos quais caibam um ovo), papel alumínio, água, colher, açúcar, linha ou barbante e régua.

Procedimentos: Meça a circunferência dos ovos, com o auxílio da linha e da régua, conforme Figura 1. Após medí-los, coloque um ovo em cada recipiente de vidro ou copo e adicione o vinagre, de forma que o ovo fique completamente imerso; tampe-os com papel alumínio (figura 2). Troque o vinagre dos recipientes a cada 8 horas, aproximadamente. Após 24 horas, retire, com cuidado, os ovos e lave-os com água da torneira.

 

Após esse procedimento, os ovos ficarão sem a casca: são os chamados "ovos pelados".
Meça novamente os ovos e coloque-os em dois copos diferentes: um com água, apenas, e o outro com solução saturada de açúcar (250 g de açúcar para 250 mL de água). Aguarde 48 e 72 horas e meça novamente os ovos após os dois períodos.

Resultados

Depois de aguardar 48 horas e medir novamente os ovos, é possível observar que o ovo pelado que estava imerso na água está maior do que antes e que o ovo que estava imerso na solução saturada de açúcar está murcho e menor do que antes (conforme tabela abaixo). Isso acontece porque conseguimos colocar e retirar água dentro dos ovos, sem quebrá-los!!!!

Esse processo chama-se OSMOSE e ocorre em muitas células, sendo um dos vários tipos de transporte de substâncias que elas realizam. A osmose é a passagem de água através de uma membrana semipermeável, sempre do meio menos concentrado para o mais concentrado, como ocorreu no experimento do ovo. Como vimos, o ovo que estava na água ficou maior: isso porque, neste caso, a fina membrana do ovo é a membrana semipermeável pela qual a água passa, e o lado de dentro do ovo é mais concentrado (tem mais substâncias) que a água do lado de fora e, por isso, ela entra no ovo. No caso do ovo imerso na solução saturada de açúcar, o lado de fora é mais concentrado que o lado de dentro do ovo e, por isso, a água que o ovo contém sai e ele fica murcho (figuras 3 e 4).

Glossário

Semipermeável: Diz-se de uma membrana natural ou artificial permeável para certas moléculas, como as da água ou de sais inorgânicos, mas que não o é para outras maiores.


Referências

Dicionário de português. Disponível em: Acessp em: 05 de janeiro de 2013.

Heleno, M.A.G., Rossi-Rodrigues, B.C., Santos, R.V., Marchini, G.L. & Galembeck, E. Osmose em ovo. Disponível em: Acesso em: 04 de janeiro de 2013.

Osmose. Disponível em: Acesso em: 06 de janeiro de 2013.

Voltar

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.